segunda-feira, 23 de junho de 2014

COMO SE RELACIONAR COM SEU FILHO ADOTADO


Criar um vínculo com uma criança adotada pode ser mais fácil do que você pensa. O nível de dificuldade pode variar de acordo com sua idade e as experiências que teve em um orfanato ou com os pais biológicos. A principal coisa a lembrar é que a criança quer ser amada e encontrar um lar estável, independente de quão distante ou chateado possa parecer.
AME A CRIANÇA
Ame a criança. Deixe-a saber que você a apoia e que deseja passar um tempo com ela.
ENCONTRE ATIVIDADES
Encontre atividades que a criança possa se interessar e que irá beneficiá-la intelectualmente e emocionalmente. Passe um tempo com ela para que você possa aprender mais sobre a criança e criar vínculo.
DÊ A CRIANÇA UM ESPAÇO
Se você vive em uma sociedade que valoriza a privacidade e o espaço pessoal, dê a criança um espaço só para ela e respeito esse espaço. Bata na porta antes de entrar e a deixe decorar e pintar (ou ajudá-lo a pintar) o quarto de modo que seja algo com que ela possa se identificar. A criança precisa se sentir em casa. Mas isso pode não ser prático se ela tiver de compartilhar o quarto. É muito mais importante enfatizar o amor mútuo e respeito por todos os membros da familiar.
RELIGIÃO
Se a criança for de uma religião ou nacionalidade diferente doa sua, respeite-a. Pergunte à criança se ela gostaria de celebrar certos feriados ou partes de sua cultura. Pergunte se ela pode ajudá-lo a aprender sobre a religião ou celebração. Vá para a biblioteca ou pesquisa online sobre o que isso envolve. Mesmo que a criança não fale sobre isso, você ainda precisa perguntar se ela gostaria de celebrar ou aprender sobre isso. Caso contrário, o ressentimento pode desenvolver silenciosamente. Não se preocupe muito com feriados. Concentre-se no amor incondicional com a criança e cuide de suas necessidades.
NÃO SE INTROMETA
Faça perguntas, mas não se intrometa. Pergunte sobre seu passado de uma forma aberta. Nunca tente esconder ou esquecer o fato de que ela é adotada. Ser honesto vai fazê-la confiar em você e ajudá-la a ver você como um pai ou mãe mais rápido de que se você mentir.
CONTROLE SOBRE AS ESCOLHAS FAMILIARES
Deixe a criança ter algum controle sobre as escolhas familiares. Deixe-a escolher os pratos para um jantar em família, uma atividade, um jogo, ou um filme com toda a família. Ela precisa ter um pouco de controle já que anteriormente sua vida era um caos.
O CARÁTER DOS PAIS BIOLÓGICOS
Nunca a coloque para baixo ou ataque o caráter dos pais biológicos. Mesmo que eles tenham dado a criança para adoção por razões horríveis e mesmo que você não concorde com o estilo de vida deles, não diga à criança que seus pais biológicos eram "ruins" ou "sem caráter". Nada de bom pode vir disso, isso só irá refletir mal para você, a longo prazo. Lembre-se, se você não tiver nada de bom a dizer sobre alguém, então não diga nada.
RELAXE
Relaxe. O relacionamento vai se desenvolver com o tempo. À medida que a criança começar a ver que você a respeita e se preocupa com ela, o amor irá crescer. Ela irá lentamente começar a vê-lo como "mãe ou pai" e sua vida anterior se tornará menos importante à medida que ela se envolver na escola, em esportes, etc. Basta tentar ser um pai aberto e honesto, e tudo dará certo!
AJUDA PROFISSIONAL
Saiba quando procurar ajuda profissional. Muitas crianças adotadas vêm de lares abusivos e isso pode criar situações familiares difíceis. Muitas vezes, a criança pode ter problemas emocionais e dificuldades de aprendizagem que podem exigir ajuda profissional para serem superadas.
DICAS
ESCOLHAS
Além de estabelecer regras, tente ter uma noite de jogos em família, um jantar especial, passeios especiais, etc. Tente algo novo que vocês possam fazer juntos. Deixe a criança fazer parte das escolhas.
HISTÓRIA DA CRIANÇA
Antes de adotar uma criança, conheça toda a história dessa criança, incluindo todos os exames médicos, tratamentos psicológicos, psiquiátricos, comportamentais e cognitivos. Quantos lares adotivos ela já esteve ou quantas vezes a criança foi "devolvida" para os pais biológicos só para ser retirada de sua casa de novo.
BEM ESTAR DA CRIANÇA
Comprometa-se com o bem-estar da criança a partir do momento que a criança entrar em sua casa. Isso pode incluir aconselhamento individual e familiar, aulas de parentalidade, e muito mais. Crie uma equipe de apoio para a criança e envolva os professores, congregação e outros adultos. A abordagem de equipe é especialmente importante para crianças com problemas.
PACIÊNCIA
Seja paciente e pronto para qualquer coisa. Lembre-se sempre que você é o pai. É preciso ser uma pessoa muito paciente e preparada para adotar. E lembre-se que pode demorar tanto tempo quanto dor necessário para a criança.
ACEITAÇÃO
Lembre-se, você está recebendo a criança para melhorar sua vida, e não controlá-la. Não tente mudar a criança; aceite-a do jeito que for. Quem a criança vai se tornar é moldado e influenciado pelo pai; ela tem mais chances de alcansar seu potencial em um ambiente de suporte e carinho familiar.
AVISOS
TENHA CALMA
A criança pode lutar, ficar rebelde, ou dizer que "você não é seu pai ou mãe!" Tenha calma. Deixe-a saber, que você não está tentando substituir seus pais biológicos. Você está lá apenas para lhe dar um lar com amor e carinho. Essas coisas levam tempo. Lembre-se que ela já passou por muita coisa. Nunca force nada.
TRANSTORNO DE APEGO REATIVO
A criança pode ter uma condição chamada de transtorno de apego reativo e junto com isso geralmente Transtorno de Estresse Pós-Traumático. Essas adoções não são para os fracos de coração. Passos simples não irão ajudar essa criança.
COMPORTAMENTO
A criança pode ter alguns comportamentos, especialmente nos meses iniciais, como pesadelos que despertam toda a família. Esteja preparado para isso. A criança tem um monte de sentimentos para entender. Nunca fique zangado com ela por algo desse tipo que está totalmente fora de seu controle. Ame-a de qualquer maneira e proporcione conforto e segurança.
PAIS BIOLÓGICOS
A criança pode querer conversar, encontrar ou pesquisar sua família biológica no futuro. Esteja pronto para isso. Nunca assuma que você é a mãe ou o pai e que a criança irá esquecer seu passado. Quando chegar a hora e ela perguntar sobre os pais biológicos, esteja pronto e aberto para essas perguntas e deixe a criança saber o que você sabe. Se os pais biológicos ainda estiverem vivos e não tiverem problemas em suas vidas, tais como drogas ou atividades ilegais, diga a criança (somente se ela tiver idade suficiente para compreender e lidar com isso), mas não entre em muitos detalhes. Basta dizer que os pais tiveram alguns problemas com um determinado assunto e não foram capazes de cuidar dela corretamente e que você não tem certeza de como eles se sentem agora. Prepare a criança para o fato de que seus pais podem não quer ter contato com ela, mas não a desencoraje também. Seja solidário.
http://pt.m.wikihow.com/Se-Relacionar-com-seu-Filho-Adotado

Nenhum comentário: