sábado, 28 de junho de 2014

HÁ 14 ANOS PROJETO PADRINHO BENEFICIA CRIANÇAS ACOLHIDAS TJMS


26/06/2014
Neste dia 26 de junho o Projeto Padrinho completa 14 anos de existência. A iniciativa pioneira de Campo Grande se estendeu por diversas comarcas do interior do Estado e auxilia crianças e adolescentes durante o período em que permanecem em instituições de acolhimento.
Criado em Campo Grande, em 26 junho de 2000 pela Vara da Infância e Juventude, o Projeto Padrinho completa 14 anos com resultados muito positivos. Desde sua criação, a proposta tornou-se referência nacional e atende hoje todas as entidades de acolhimento nas diversas modalidades de apadrinhamento.
O Projeto Padrinho tem por objetivo mostrar à sociedade a realidade das crianças em situação de risco e estimular o exercício da cidadania, convidando as pessoas a gestos de afetividade, levando carinho e convivência familiar e comunitária às crianças.
De acordo com a psicóloga Lilian Regina Zeola, coordenadora do Núcleo de Adoção, responsável pelo Projeto Padrinho, atualmente o projeto está voltado para os padrinhos financeiros e prestadores de serviços que estão possibilitando a realização de psicoterapia infantil em consultório particular para as crianças e adolescentes institucionalizados.
Segundo a psicóloga, diversas crianças acolhidas foram vítimas de abuso e negligência dos pais, de modo que é importante que durante este período em que ficarem acolhidas seja trabalhada não só a saúde física como também a mental, por isso a psicoterapia infantil é de fundamental importância.
Desde 2011 a Coordenadoria da Infância e da Juventude de MS (CIJ) vem dando apoio na ampliação do Projeto Padrinho, incentivando implantações e proporcionando treinamentos nas comarcas do Estado.
A psicóloga Rosa Pires Aquino que esteve à frente do projeto desde sua criação e hoje atua na Área de Proteção da Infância e Juventude da CIJ, afirma que “Estudos sobre o atendimento massificado em grandes instituições de abrigo mostram os prejuízos causados às crianças: carência afetiva, dificuldade para estabelecimento de vínculos afetivos, baixa auto-estima, atraso no desenvolvimento psico-motor e pouca familiaridade com rotinas familiares. Além de prejuízos à formação de sua identidade pessoal e social e à sua personalidade, por falta de referências familiares.”
Ainda segundo Rosa, “esse tempo de espera não deveria ser um tempo sofrido, prejudicial ou inútil, pois em todos os momentos da vida a criança deve ter seus direitos preservados”. E é com esse intuito que as ações do Projeto Padrinho estão se espalhando pelo Estado.
Em MS o Projeto Padrinho já foi implantado por meio da CIJ nas seguintes comarcas: Campo Grande, Dourados, Corumbá, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Três Lagoas, Àgua Clara, Bataguassu, Aquidauana, Amambai, Nova Andradina, Naviraí, Camapuã, Sonora, Paranaíba, Jardim, Bela Vista, Bonito, Maracaju, Rio Brilhante, Nova Alvorada do Sul.
http://www.94fmdourados.com.br/noticias/estado/h-14-anos-projeto-padrinho-beneficia-crianas-acolhidas

Nenhum comentário: