sábado, 28 de junho de 2014

PERFIL PARA ADOÇÃO


29.05.2014
Muitas pessoas me perguntam quanto tempo ficamos na fila aguardando a chegada de nossas filhas. Do momento em que fomos aprovados para o cadastro até o dia em que recebemos a ligação do Forum, Carol demorou aproximadamente um ano para chegar e Laís uns três meses.
Foi bem rápido, ambos os casos, felizmente.
Isso deve-se, no meu entender, ao perfil da criança que definimos quando da entrevista com a psicóloga durante o processo de solicitação de adesão ao cadastro. Em nenhum dos processos fizemos restrição referente à raça ou gênero. Também flexibilizamos um pouco na idade, pois optamos, no caso da Carol, por uma criança até dois anos e meio, e no caso da Laís, por uma criança até três anos.
Além disso respondemos positivamente a perguntas difíceis referentes ao histórico da criança tais quais: vocês aceitam crianças vítimas de violência? Aceitam crianças cujos genitores são drogados? E outras tantas.
Tratam-se de perguntas difíceis de serem respondidas.
É importante que os pretendentes estejam alinhados em relação ao que desejam, respeitando seus limites e seus preconceitos, para que respondam a todas estas perguntas de maneira a enquadrar o perfil da criança ao que são capazes de aceitar. No entanto, devo dizer de maneira objetiva, que as respostas a estas perguntas interferem diretamente no tempo em que você aguardará o seu filho.
Se optar por um menino, branco, até um ano e sem histórico de violência, meu caro, você ficará na fila por bons anos, se é que conseguirá adotar. Portanto, é fundamental entender a realidade das crianças que aguardam adoção para adequar o seu sonho de ser pai a esta realidade.
Visitar abrigos, pesquisar sobre adoção, participar de grupos de adoção, como o GAASP (que já mencionei em outro post) são caminhos para entender um pouco mais deste universo.
Abs, Fernando.
http://paiadotivo.blogspot.com.br/


Nenhum comentário: