sexta-feira, 5 de abril de 2013

TJRO ESTIMULA ADOÇÃO DE CRIANÇAS COM INFORMAÇÕES A PRETENDENTES


Porto Velho, 05/04/2013

O material será disponibilizado no Curso de Preparação para Adoção com o objetivo de auxiliar os interessados na adoção de crianças e adolescentes
Material didático para auxiliar os interessados na adoção de crianças e adolescentes que participarão do Curso Preparatório de Adoção foi lançado pelo Judiciário de Rondônia. O evento ocorreu por meio de uma parceria entre a Comissão Estadual Judiciária de Adoção e o 2º Juizado da Infância e da Juventude, nesta quinta-feira (04), na sala de reunião da Corregedoria, na sede do TJRO, na capital.
Assistentes sociais e psicólogas que atuam no setor de colocação familiar e servidoras dos abrigos em que vivem essas crianças participaram do evento. O material foi elaborado pelos servidores da CEJA e do núcleo psicossocial do 2º JIJ. O kit contém cartilha e fôlder com temas e conteúdos referentes à adoção de maneira geral, crachá, blocos de papel, pasta e certificado de conclusão de curso. O material aborda todos os aspectos (legais, emocionais e sociais) que envolvem adoção, além de dicas de leitura, filmes e livros que ajudem no processo de adoção, de forma a estimular reflexão sobre a importância desse ato.
O corregedor-geral, desembargador Miguel Monico Neto, Rinaldo Forti e o juiz responsável pelo 2º Juizado da Infância e da Juventude da comarca de Porto Velho, Dalmo Antônio de Castro Bezerra, fizeram a apresentação do material e falaram da importância e necessidade dessa parceria com os Juizados da Infância e da Juventude, além da preocupação que deverão ter as administrações futuras em dar continuidade nesse trabalho, pois "é de suma importância o trabalho das pessoas preocupadas com o futuro das crianças", disse o desembargador Miguel. Rinaldo Forti, juiz-auxiliar da corregedoria, enfatizou que a adoção não é apenas um "ato de caridade", mas um acolhimento para a garantia de direitos dessas crianças e adolescentes. Segundo o corregedor, o objetivo é equipar as Comarcas e suas equipes técnicas para melhor execução do curso.
CURSO PREPARATÓRIO
Cursos preparatórios para os que pretendem adotar crianças e adolescentes se tornaram exigência com a promulgação da Lei de Adoção 12.010 em 2009. Os Juizados da Infância e da Juventude são responsáveis pela realização da atividade que tem como principal desafio propor reflexão sobre os reais motivos para adotar, preparar os postulantes e oferecer espaço para dividir dúvidas e angústias como decisão, espera e convivência com o filho adotado.
Candidatos que queiram se inscrever no curso devem procurar os núcleos psicossociais da Infância e da Juventude nos municípios onde moram para solicitar informações sobre o calendário de realização do curso preparatório.
Assessoria da Comunicação Institucional
http://www.tjro.jus.br/noticia/faces/jsp/noticiasView.jsp;jsessionid=ac13022130d799ccf90051a941e0a1c6b21cf4928359.e3iRb3eTc310ah0PbO0?cdDocumento=18193&tpMateria=2

Nenhum comentário: