terça-feira, 26 de novembro de 2013

123 CRIANÇAS E ADOLESCENTES ESTÃO AGUARDANDO ADOÇÃO EM SÃO LUÍS


26 de novembro de 2013
Por Ribamar Guimarães


Dados da 1ª Vara da Infância e do Adolescente de São Luís mostram que, somente na capital maranhense, 123 crianças distribuídas em oito espaços de acolhimento, estão institucionalizadas e aguardam adoção. Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com base nas informações cadastrais do banco de dados do Poder Judiciário, 40 famílias em São Luís estão interessadas e habilitadas a adotar uma criança.
Ainda de acordo com a Justiça, a maioria dos jovens recolhidos às casas de acolhimento em São Luís foi abandonada pelas famílias ou sofreu violência física e psicológica. Cada criança que aguarda adoção, de acordo com o CNJ, deve ter a situação jurídica regularizada em até dois anos. Caso esse prazo não seja cumprido, poderá permanecer no local de acolhimento ou mesmo retornar à família de origem. O perfil de criança mais procurado por casais em São Luís é de recém-nascidos, até 1 ano e do sexo feminino.
Para adotar uma criança, é necessário primeiramente que o adotante procure a sede da 1ª Vara da Infância, situada no Centro (ao lado do Liceu Maranhense), e efetuar o Cadastro de Pretendentes para Adoção. Em seguida, o interessado deverá indicar o perfil da criança (escolha do sexo, idade, o tipo físico e as condições de saúde). O passo seguinte do adotante é se submeter a uma entrevista, feita por um profissional do juizado, habilitado em psicologia.
Com base nas informações contidas no Cadastro de Pretendentes e do laudo do psicólogo, é importante que o adotante consiga o Certificado de Habilitação para Adotar (válido por dois anos). Após a aquisição do documento, o interessado passará por um curso preparatório para adoção, com duração de seis meses. Terminado esse prazo, a inscrição do casal ficará disponível no Cadastro Nacional de Adoção (CNA) do CNJ.
Segundo a Justiça, para estar habilitado a solicitar a adoção de uma criança, é necessário apenas ter no mínimo 21 anos, renda e moradia fixas e não ter processos criminais em tramitação. Pessoas com união homoafetiva podem solicitar a adoção de uma criança.
Passos
- Escolher o perfil da criança
- Passar por uma entrevista
- Conseguir o certificado de habilitação
- Entrar na fila de adoção
- Aguardar a criança
Números
6 meses é o tempo mínimo de espera para uma adoção em São Luís
40 famílias em São Luís estão interessadas e habilitadas a adotar uma criança
8 espaços de acolhimento na capital maranhense abrigam crianças que aguardam adoção
http://www.barradocorda.com/.../123-criancas-e.../

Nenhum comentário: