quarta-feira, 27 de novembro de 2013

COMARCA DE BALSAS PROMOVE CURSO PREPARATÓRIO PARA CANDIDATOS À ADOÇÃO


27.11.2013

A Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Balsas promove no próximo sábado (30), das 8h às 12h, na sala de audiências da unidade, o Curso Preparatório para Pretendentes a Pais por Adoção. Voltado para pessoas que pretendem adotar uma criança ou um adolescente, o curso, exigência da Lei Federal 12.010/09 (dispõe que a inscrição à adoção deve ser precedida de um período de preparação psicossocial e jurídica), abordará os aspectos sociais, psicológicos e jurídicos que permeiam o processo da adoção.
Sensibilizar e estimular os participantes quanto à adoção tardia, inter-racial, adoção de irmãos e de crianças deficientes está entre os objetivos do curso, uma vez que o perfil preferido por candidatos que pretendem adotar limita-se a crianças recém-nascidas, saudáveis, de raça branca e do sexo feminino.
As inscrições para o evento podem ser feitas até essa sexta-feira (29), no Núcleo Psicossocial do fórum da comarca. Ao final do curso, os participantes receberão certificado.

MOTIVAÇÃO
Ministrado por integrantes da Vara da Infância e da Juventude – assistente social Ana Sheila Muniz, psicólogo Mônica Leite e assessora jurídica Lisley Lorena Araújo - o curso contempla, entre outros tópicos, os direitos da criança e do adolescente (e a violação desses direitos); suspensão e destituição do poder familiar; abrigamento e família substituta: guarda, adoção, tutela.
Conceitos e aspectos históricos da adoção; processo de habilitação para adoção, processo de adoção, Lei 12.010/2009; perícia social; perícia psicológica e motivação para adoção também estão entre os temas a ser ministrados.
Maior conhecimento - Nas palavras da juíza Luciany Cristina de Sousa Ferreira, diretora do fórum e titular da 1ª vara, atualmente respondendo pela Vara da Infância e da Juventude, o curso é “um evento de grande importância, pois tende a proporcionar aos pretendentes à adoção de crianças e adolescentes maior conhecimento acerca do instituto sob o ponto de vista jurídico e psicossocial, prestando-lhes as orientações necessárias inerentes ao processo de adoção e estimulando os jurisdicionados à prática de acolher esses infantes em lares substitutos”.
Maiores informações sobre o curso podem ser obtidas pelo telefone (99) 3541-2421, ramal 211.
Marta Barros
Assessoria de Comunicação da CGJ-MA
http://tjma.jus.br/cgj

asscom_cgj@tjma.jus.br
(98) 3198-4624
http://www.tjma.jus.br/cgj/visualiza/sessao/50/publicacao/404069

Nenhum comentário: