17/11/2013
Do G1 Ribeirão e Franca
Garoto de 1 ano foi entregue a uma mulher pela própria mãe na quinta-feira. Pai contou que companheira tem problemas com álcool e drogas.
O Conselho Tutelar de Barretos (SP) localizou o pai de um menino de um ano e meio que havia sido abandonado pela mãe em frente a casa de uma mulher no dia anterior. De acordo com o trabalhador rural Valdir Alves Souza, a mãe da criança disse que buscaria o filho na creche na tarde de quinta-feira (14), mas não retornou para casa. Na sexta-feira (15), enquanto procurava pistas sobre o desaparecimento do menino, amigos de Souza o informaram que viram uma reportagem sobre o caso na TV local e o aconselharam a procurar a polícia e o Conselho Tutelar.
A criança foi entregue ao pai e o caso será encaminhado ao Ministério Público. A mãe do menino, que é dependente química, não foi encontrada.
De acordo com o presidente do conselho, Anderson Roberto de Jesus, a Polícia Militar o acionou no início da noite de quinta, com a informação de que uma criança havia sido deixada em frente ao muro da casa de uma mulher, no bairro Bela Vista. A dona de casa disse à polícia que uma mulher desconhecida chegou de bicicleta, apoiou a criança no muro e disse que voltaria logo. Com o passar das horas, a dona de casa resolveu chamar polícia.
"Abrigamos a criança, que por conta da idade ainda não sabe se comunicar direito e solicitamos a ajuda da mídia local para tentar identificá-la. Fomos então, na manhã dessa sexta, solicitados no plantão policial para que os familiares pudessem reconhecer o menino. Chegando lá, nos deparamos com o pai, conversamos com ele, e ele explicou que na tarde em que o menino desapareceu ele estava trabalhando. Fomos até o abrigo e devolvemos a criança ao genitor", explica Jesus.
O caso, segundo o promotor, deve ser encaminhado ao Ministério Público na próxima segunda-feira (18). A mãe do menino não foi encontrada. "Fizemos a entrega do termo de responsabilidade para o genitor. Ele tem a guarda natural da criança. Quem vai julgar isso é o MP, se a guarda será somente do pai e quais as medidas cabíveis a serem tomadas. Haverá acompanhamento da assistência social, e do conselho, em visitas", diz.
'FIQUEI DESESPERADO'
O trabalhador rural Valdir Alves Souza conta que só foi perceber que a mulher e o filho não estavam em casa na noite de quinta-feira, quando voltava do trabalho. "Ela tinha ido buscar nosso filho na creche naquele dia. Cheguei em casa quase 22h e não os encontrei. Como o temporal estava muito extenso, eu pensei que ela devia ter voltado para a casa da tia dela, já que ela foi trabalhar de diarista na tia. Hoje [sexta] de manhã fui atrás deles, mas ela não tinha aparecido na casa da tia. Fiquei desesperado. Fui nos vizinhos, mas ninguém deu a informação de que ela poderia ter deixado o menino em casa", conta.
Amigos de Souza então disseram a ele que a TV local divulgou a informação de que uma criança havia sido abandonada na cidade. "Falaram que o menino estava lá no Conselho Tutelar. Fui atrás e procurei a delegacia. Nunca tinha passado por nada parecido, e olha que já criei dois filhos. Quando encontrei ele de novo a emoção foi grande demais", diz.
De acordo com Souza, a atitude da mãe foi irresponsável. "A mãe, que era para cuidar, deixou a criança no braço de uma pessoa que nem conhece. Acho que ela teve muita falta de responsabilidade. Acho que ela na verdade sentiu falta da rua. Eu a conheci na rua, e ela de certo sentiu saudade da rua. Ela não deu valor nem na casa nem no filho dela", afirma.
O pai do menino relatou ainda que a mãe é usuária de álcool e drogas. "Ela já vem de duas, três internações. De seis meses para cá ela estava firme. Não falta nada para ela em casa. Graças a Deus estou contente que meu moleque está aí", conclui.
Souza afirma que mãe de menino é usuária de drogas (Foto: Sérgio Oliveira/EPTV)
Valdir Alves Souza volta para casa com o filho em Barretos (Foto: Sérgio Oliveira/EPTV)
http://g1.globo.com/...
Nenhum comentário:
Postar um comentário