sexta-feira, 16 de maio de 2014

DE MÃOS DADAS PARA A ADOÇÃO – CONHEÇA O PROCESSO


11 de maio de 2014 por maoamibr
Nos dias 9 e 10/05 , aconteceu em Porto Velho o 9º curso, obrigatório, de preparação para quem pretende adotar uma criança, curso que ocorre duas vezes por ano. O grupo de pessoas entre casais e solteiros interessados.
A abertura do curso foi feita pelo Juiz Fabiano Pegoraro, juiz de direito da II Vara da Infância e da Juventude, e na continuidade, as assistentes sociais e psicólogos Rita, Emeriana, Fátima, Danele, Camila e Gelsa, do II Juizado da Infância e da Juventude explicaram todo o caminho quebrando dogmas e paradigmas.
INICIAR O PROCESSO
Procurar o Juizado da Infância e da Juventude, sito a rua Marechal Deodoro nº. 1213, bairro Areal em frente à praça das caixas d’aguas e ainda pelo telefone 3217-1258 em Porto Velho, e levar os documentos pessoais comprovante de residência, comprovante de renda preencher um requerimento e um questionário, após vem o curso de preparação onde será explanado como funciona o processo de adoção que irá ampliar a forma de cada um ver a adoção . O próximo passo será uma entrevista com psicólogos para assegurar o que realmente busca o casal, par homoafetivo ou solteiro, pois na maioria das vezes o que foi colocado inicialmente no questionário sobre as características da criança pretendida muda com os novos horizontes que o curso de preparação para adoção apresenta e elimina mitos e preconceitos.
PORQUE A ADOÇÃO MUITAS VEZES DEMORA
Das crianças que estão nos abrigos, segundo estatísticas do Juizado da Infância e da Juventude, pelo menos 95% delas não estão disponíveis para adoção. Por que não? Estas crianças estão esperando a destituição da família, para assim, serem colocadas para adoção. o fato é que esta destituição pode levar muito tempo, muitas vezes até anos.
Continuando com os dados do Juizado da Infância e da Juventude, são 5440 crianças para adoção no Brasil, e são 30.424 candidatos a pais e mesmo assim as crianças não são adotadas. Por que?
Dessas crianças, 96% são maiores de 4 anos; 75% tem pelo menos um irmão; 80% dos interessados só aceitam uma criança, e outra grande porcentagem querem meninas brancas de no máximo 2 anos, o segundo a psicóloga Fátima, com esses dados um casal ficará na fila pelo menos 4,5 anos. A diferença das características das crianças dos abrigos com as crianças procuradas é que torna o tempo longo de espera.
CAMPANHA DEIXE-SE ADOTAR
Para tentar diminuir a diferença de características entre as crianças a serem adotadas e a pretendidas pelas pessoas que querem adotar, será lançado ainda neste mês de maio em Porto Velho a campanha Deixe-se adotar… .Produzido e dirigido por Ana Calrolina do tribunal de justiça. Esta campanha buscará mostrar para as pessoas que buscam adotar que as crianças maiores de 4 anos, e também as crianças com irmãos, estão prontas para fazerem parte de uma família e que elas tem muito amor para dar. Nesses casos, os interessados tem que Deixar-se adotar, pois as crianças precisas adquirir afinidade com os pretendentes a pais.
O curso de preparação para adoção, que teve sua 9º edição, se tornou obrigatório justamente para, entre outras coisas, começar a mudar o paradigma de se adotar bebes.
ENTREGA DIRETA DE CRIANÇAS É ILEGAL.
A entrega direta é uma adoção ilegal, e o casal ou pessoa que faz isso corre o risco de responder por crime ou ainda dos pais biológicos exigirem a criança de volta. A entrega direta só é aceita quando acontece entre família, contudo a adoção precisa passar pelo Juizado da Infância e da Juventude.
ENTREGA DE CRIANÇAS AO JUIZADO.
Quem tem uma criança ou quem conhece alguém que tem criança para entregar para adoção deve procurar o Juizado da Infância e da Juventude no endereço já citado, pois as crianças entregues legalmente ao Juizado, o tempo que ela fica a espera de adoção é em menor. Segundo a assistente social Meriana do II Juizado da Infância e da Juventude, um bebê entregue legalmente para adoção ficou no abrigo 40 dias, e uma outra que chegou por outros meios o tempo mínimo é de 6 meses , pois é necessário fazer um levantamento do histórico dessa criança antes que ela possas ser adotada.
Fotos cedidas pela equipe do II Juizado da Infância e da Juventude.
GALERIA DE FOTOS DO CURSO DE ADOÇÃO
Jornalista J. Donizete DRT/RO 1346
http://maoamiga-anuncios.com.br/wordpress/2014/05/de-maos-dadas-para-a-adocao-conheca-o-processo/nggallery/slideshow/

Nenhum comentário: