domingo, 8 de junho de 2014

EM PARCERIA COM ASSISTÊNCIA SOCIAL, PODER JUDICIÁRIO REALIZA CURSO


por Assessoria de Comunicação
06/06/2014
A Central de Apoio Multidisciplinar (CAM) da 7ª Zona Judiciária (Comarca de Guarapari) com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social de Anchieta realizou um curso preparatório aos Postulantes à Habilitação para Adoção. O curso, que é um requisito previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente para quem busca ingresso no cadastro à adoção, aconteceu no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), nas últimas quarta (04) e quinta-feiras (05) e reuniu cerca de trinta participantes.
Com carga horária obrigatória de 12 horas o principal objetivo do Programa foi oferecer aos interessados conhecimentos gerais sobre a adoção. Para isso foram realizadas dinâmicas, entre os presentes, oficinas, apresentações de vídeos, leituras e reflexões voltadas para a preparação psicossocial e jurídica dos futuros pais.
O Programa contou ainda com a presença do promotor público de Anchieta, Robson Sartório, que além de destacar os aspectos jurídicos do processo, enfatizou que o interesse e bem estar da criança é sempre prioridade na escolha de novos pais.
As adoções do tipo tardia (crianças maiores) foram estimuladas durante todo o curso. Segundo os profissionais da CAM existe um biótipo padrão que os postulantes buscam na criança que querem adotar. “A criança recém-nascida, branquinha, é minoria nos processos de adoções, nosso objetivo é conscientizar que os abrigos estão cheios de crianças maiores, negras, pardas, de grupos de irmãos, portadores de necessidades especiais, nossa função é fazer com que eles enxerguem essas crianças, contribuindo assim para a redução dos preconceitos, estereótipos e barreiras psicológicas à essas adoções”, afirmou o analista judiciário, Victor Hugo da Silva.
A Secretaria de Assistência Social, que foi a responsável por oferecer todo apoio para a realização do curso em Anchieta, considerou importante a iniciativa. Segundo a Secretária da pasta, Márcia Cypriano, o evento traz um esclarecimento importante aos candidatos à adoção. “Cuidar da adoção significa que você pode garantir que as crianças possam ter um maior grau de desenvolvimento, de felicidade e de afetividade, principalmente se desde cedo os pais começarem a enfrentar a temática com mais facilidade e sem adentrar na questão do preconceito”, ressaltou.
“O curso é importante também porque estimula a adoção do tipo tardia. Hoje 75% das crianças para adoção tem mais de 9 anos” , completou a secretária.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Anchieta
(28)3536-1785
www.anchieta.es.gov.br


www.facebook.com/prefeituradeanchieta
assessoriaanchieta@gmail.com
MAIS FOTOS NO SITE
http://www.anchieta.es.gov.br/Materia_especifica/19611/Em-parceria-com-Assistencia-Social,-Poder-Judiciario-realiza-curso

Nenhum comentário: