quarta-feira, 4 de junho de 2014

PAIS ADOTIVOS RECEBEM ORIENTAÇÃO POR CARTILHAS, EM MANAUS


jun 03, 2014
A titular do Juizado da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Rebeca de Mendonça Lima, lançou nesta segunda-feira (2) uma cartilha que torna mais claro o processo para quem pretende adotar uma criança. Em Manaus, a prática tem aumentado nos últimos anos.
No entendimento do presidente do TJAM, desembargador Ari Jorge Moutinho da Costa, a adoção deve ser estimulada e o tribunal possui aparato técnico para fazer acompanhamento dos interessados durante todo o procedimento jurídico.
“A adoção é algo fantástico quando é realizada com toda a observância das formalidades legais. É de fundamental importância que tanto os pais biológicos quanto os pais adotivos sejam orientados e o juizado está preparado para isso com uma equipe multidisciplinar necessária a condução do processo”, destacou o desembargador e presidente. Além disso, Ari Moutinho ressaltou a grandiosidade do gesto.
“Os pais devem compreender que, mais que um gesto nobre, o processo é definitivo. Isso deve ser estimulado”, observou, relembrando um caso bem-sucedido de quando era juiz do mesmo juizado. “Um casal inglês adotou uma criança vítima de maus-tratos e hoje ela é um excelente economista, que reside fora do país”, contou.
De acordo com a juíza Rebeca Lima, o juizado tem hoje 40 pessoas cadastradas no processo de adoção. Destas, há um percentual pequeno de casais do mesmo sexo ou pessoas solteiras pleiteando adoção. A juíza informou que desde que assumiu o juizado o número de adoções tem crescido. Em 2011, foram 94; em 2012, 105; em 2013, 146, e até abril deste ano, foram 54 processos.
Quem quiser adquirir os exemplares da cartilha e do DVD, pode procurar a sede do Juizado Especial da Juventude Cível está localizado no 5° andar, setor 1, do Fórum Ministro Henoch Reis, na avenida Paraíba, São Francisco, Zona Centro-Sul de Manaus.
Por Flávio Guimarães (Jornal EM TEMPO)
https://www.emtempo.com.br/pais-adotivos-recebem-orientacao-por-cartilhas-em-manaus/

Nenhum comentário: