terça-feira, 18 de junho de 2013

CHINA ENDURECE CONTROLE CONTRA ADOÇÕES "CLANDESTINAS"

 18.06.2013
China
por Lusa, texto publicado por N.G.
 O Governo chinês emitiu hoje uma circular, na qual recorda aos indivíduos e organizações que a adoção sem intermediários oficiais de crianças abandonadas "é proibida", informou a agência Xinhua.
"Adotar e cuidar de crianças abandonadas por conta própria é proibido", insiste a circular publicada pelo Ministério dos Assuntos Civis e outros seis ministérios do país asiático. O Governo chinês recorda que quando uma criança abandonada é encontrada, a polícia deve inicialmente procurar os seus pais biológicos, e em caso de a missão não ser bem-sucedida, o menor deve ser transferido para um centro governamental de cuidados a órfãos, a título temporário.
Os interessados em adotar "devem usar os canais oficiais e cumprir todos os requisitos", acrescenta a circular, que recorda que "quem abandonar crianças para benefício económico será gravemente punido".
A ordem ministerial, descreve a agência Xinhua, é publicada poucas semanas depois de ter sido notícia o mediático caso de uma criança encontrada no interior de um cano de esgoto, sem que, no entanto, tenha sido provado se houve abandono por parte da mãe ou queda acidental. A China é uma das principais origens das crianças adotadas no Ocidente, sendo os Estados Unidos o seu principal destino, seguido da Espanha.
http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3270413&seccao=%C1sia

Nenhum comentário: