terça-feira, 11 de junho de 2013

MESMO COM BUROCRACIA, ADOÇÕES CRESCEM

 
Terça-feira, 11 de junho de 2013
Yano Sérgio jornalismoam@band.com.br
Processo complicado para adotar uma criança não impede crescimento no número de adoções no Amazonas,
Adotar uma criança exige preparo dos pretendentes. Desde 2010, a família precisa se cadastrar no Cadastro Nacional de Adoção. O processo ainda pode ser longo, mas o número de crianças adotadas no Amazonas regularmente aumentou nos últimos três anos.
Três anos de idade, ela é o xodó da casa. Desde setembro do ano passado, Giovana vive uma nova fase da vida. Ela foi adotada por Cleidemar e o marido, um desejo alimentado pelo casal havia seis anos.
Os irmãos adoram a caçula.
Cleudimar diz que o processo de adoção ainda é longo, ela se inscreveu no cadastro nacional em 2010. Oito meses atrás saiu a habilitação para levar Giovana pra casa.
Mesmo assim, Cleidemar diz que a espera valeu porque o processo foi regular e dentro da lei. Agora é curtir a nova filha.
De acordo com a vara da infância e juventude cível, em Manaus, o número de adoções regulares aumentou no amazonas.
Em 2011 foram 94. No ano passado subiu para 105. Em 2013, 64 crianças já foram adotadas entre janeiro e maio. O juizado até elaborou uma cartilha com informações básicas sobre adoção para facilitar o trâmite.
Hoje 33 famílias no estado estão com a documentação em dia e aptas a adotar. Cerca de 200 crianças, entre zero e dezessete anos estão morando em oito instituições na capital.
Nesta, na zona leste, 30 crianças estão acolhidas.
A diretora alerta: muita gente ainda procura pela adoção por razões equivocadas, o que aumentam as chances para o processo dar errado.
As famílias interessadas em adotar uma criança podem procurar o juizado da infância e juventude cível ou a defensoria pública da infância e juventude pelos números 3303-5285 ou 36113904.
http://noticias.band.uol.com.br/cidades/amazonas/noticia/?id=100000605557&t

Nenhum comentário: