sábado, 31 de agosto de 2013

ADOÇÃO: UMA ATITUDE NOBRE


31/08/2013
Amanda Ferreira

Recentemente meus tios concretizaram um processo de adoção e trouxeram novamente à vida crianças que um dia, por algum motivo, não puderam ter uma família. A questão vai bem além de serem crianças abandonadas. Tenho certeza de que já ouviram casos de pais que tiveram a guarda dos filhos retirada por mantê-los em condições sub-humanas. E é aqui que meu coração aperta. Quanto mais humilde, mais filhos insiste em ter, né? Sim, realmente. Mas tudo tem uma explicação e isso é tema pra um outro dia. De uma maneira ou de outra, colocando filhos no mundo demasiadamente ou não, continuam sendo pais, com amor de pais, porém sem os filhos.
Eu não pensava no assunto tão a fundo, até quando soube da notícia dos meus tios. Aí comecei a me questionar: como será que funciona a cabeça dessas crianças? Como elas enxergam uma família? E as crianças mais velhas vendo as mais novas ganhando um lar? E a educação? E a formação do caráter?
Nunca falei sobre trabalho voluntário porque, na minha visão, tudo o que é de fato voluntário é feito de alma e não precisa de alarde. Só que depois dos últimos acontecimentos eu tive vontade de incentivar o voluntariado de alguma maneira. E aí, o que você faz aos domingos? Assiste filmes? Pega o que você mais gostou e leva até as crianças de um Abrigo qualquer. Aproveita e faz uma pipoca. Lê livros? Os que já terminou de ler, doe pra essas crianças que for visitar. Não se esqueça de dizer que aquele é seu autor favorito por “n” motivos. Você não faz nada aos domingos? Vá até um Abrigo e faça nada junto com as crianças. Fique lá, passe o tempo, converse, ria, ENSINE, prove pra eles que não estão sozinhos. Faça com que se sintam queridos. Oi? Você quer adotar uma criança? Então faça como meus tios. Eles responderam algumas das perguntas mais frequentes logo abaixo:

● QUANDO VOCÊS TIVEREM CERTEZA DE QUE A ADOÇÃO ERA A MELHOR OPÇÃO?
Essa certeza na realidade nunca existe, afinal praticamente toda pessoa que adota, ou a grande maioria, opta por esse caminho em virtude de dificuldades em ter filhos biológicos. No nosso caso optamos pela adoção por dois motivos básicos: a dor emocional dos fracassos nas tentativas anteriores em ter filhos biológicos e pela ansiedade, agonia em ver o tempo passar e a solidão ir aumentando. Nesse momento a adoção de crianças maiores (por ser mais rápido) foi a opção mais apropriada para nós nesse momento.

● COMO FIZERAM A ESCOLHA PELO ABRIGO?
Na realidade você não opta por local algum pra encontrar as crianças. Quando alguém, ou o casal opta por adotar filhos de maneira legal, o primeiro passo é ir até o Fórum e começar os trâmites.

● O PROCESSO DE ADOÇÃO COSTUMA SER LONGO. VOCÊS CHEGARAM A DESISTIR EM ALGUM MOMENTO?
O processo ser curto ou longo depende da idade das crianças que se deseja adotar. O nosso durou apenas 6 meses (desde a entrada ao Fórum, documentação, curso obrigatório que o Fórum determina e, enfim, a habilitação). Nunca pensamos em desistir, mas quando iniciamos o processo ainda não tínhamos certeza absoluta se iríamos até o fim.

● COMO FUNCIONA O PROCESSO? EXISTE UM RESPONSÁVEL POR ACOMPANHAR A VIDA DA FAMÍLIA PARA QUE SE PERMITA OU NÃO TER A GUARDA DA CRIANÇA. COMO FOI LIDAR COM ISSO? FOI DESGASTANTE EM ALGUM MOMENTO?
O processo funciona assim: primeiro tem a parte burocrática, onde você fornece toda a documentação que inclui desde comprovante de residência a atestado médico de sanidade física e mental. Concluída esta fase os adotantes passam por entrevistas com assistentes sociais e psicólogos e visitas a residências. Em seguida passamos por um curso, que consiste basicamente em depoimentos de juízes ou promotores explicando o processo, depois pessoas que adotaram crianças recém-nascidas, outras que adotaram crianças maiores e depoimentos de pessoas que foram adotadas quando crianças. Depois a psicóloga e a assistente social juntas elaboram um laudo que será entregue ao juiz, onde você se torna apta ou não pra entrar na fila. No nosso caso após estarmos aptos levou apenas dois meses para ligarem pra gente, o que não causou desgaste nenhum. Claro, até o documento definitivo da guarda (onde o registro de nascimento da criança passa a ter o nosso nome) será acompanhado periodicamente pelo fórum.

● VOCÊS ADOTARAM DUAS CRIANÇAS, UMA MENINA DE 4 ANOS E UM MENINO DE 6 ANOS. É SABIDO QUE PARA ADOTAR CRIANÇAS RECÉM-NASCIDAS, O PROCESSO É MAIS LONGO. POR QUAL MOTIVO?
Simples. 95% dos pretendentes a adoção querem adotar recém-nascidos, pele clara, e do sexo feminino mas é sabido que a grande maioria das crianças são maiores, negras ou pardas.

● COMO FOI O MOMENTO EM QUE VOCÊS DISSERAM: “SÃO ESSAS AS CRIANÇAS QUE SERÃO NOSSOS FILHOS”?
Foi um misto de ansiedade, alegria, medo, enfim. Nesse momento não tivemos certeza de nada, fomos indo em frente, conhecemos as crianças, saímos pra passear, ficamos com eles em casa dois fins de semana, e aos poucos fomos nos acostumando com a novidade.

● DEPOIS DE QUANTO TEMPO A ADOÇÃO FOI CONCRETIZADA?
Como disse acima, após aquele período de 6 meses (aproximadamente 10 dias) eles se mudaram para nossa casa.

● EXISTE ALGUM CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO QUE POSSA IMPEDIR ALGUÉM DE ADOTAR UMA CRIANÇA?
Sim, existem alguns como idade, tem que ser 18 anos mais velho que a criança, ter saúde física e mental, enfim, tem que ser aprovado pelo Fórum.

● QUANDO, FINALMENTE, VOCÊS PUDERAM LEVAR AS CRIANÇAS PRA CASA? HOUVE UM PERÍODO DE ADAPTAÇÃO?
Em nosso caso, conversamos com a psicóloga encarregada pelas crianças, que nos passou todos os dados , inclusive fotos, históricos, então decidimos conhecer pessoalmente as crianças, isso numa quinta. No domingo as levei até o shopping, depois passamos mais dois fins de semana juntos. Depois elas vieram em definitivo, exatamente no dia 18 de julho 2013.

● ESCUTAMOS POR AÍ QUE, PELO FATO DE AS CRIANÇAS NÃO SEREM MAIS BEBÊS, SÃO MAIS DIFÍCEIS DE EDUCAR. PROCEDE OU PRA VOCÊS ESTÁ SENDO UM MITO?
No nosso caso, felizmente não procede rs. Te diria que até nos surpreendemos pela educação deles. É claro que são crianças como todas da idade deles, mas são realmente muito dóceis.

● DEIXEM ALGUNS CONSELHOS PRA QUEM QUER INICIAR UM PROCESSO DE ADOÇÃO, DA MANEIRA COMO VOCÊS FIZERAM.
Façam tudo dentro da lei, só adotem se realmente desejarem e terem certeza do que representa ter filhos, biológicos ou adotivos.
http://www.goionews.com.br/noticia/2013/08/31/adocao-uma-atitude-nobre/42590/

Nenhum comentário: