segunda-feira, 26 de agosto de 2013

ADOÇÃO


segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Olá Pessoal
O nosso assunto de hoje é a adoção, um tema que é falado atualmente, mas que, para muitos, ainda é um tabu. Você deve ter assistido ou escutado falar, não faz muito tempo, na novela Salve Jorge, sobre uma adolescente Aisha que foi adotada ainda bebê no Brasil por um casal turco. Aisha buscava conhecer a sua história, informações sobre a sua família de origem, que estava no Brasil, mas que ela ainda não tinha contato. A história de Aisha não é diferente da história de muitos adolescentes adotados.
Você sabe que uma pessoa adotada tem o direito assegurado através do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA - de ter informações sobre as suas origens. A solicitação deve ser encaminhada, formalmente ao Juizado da Infância e Juventude, onde foi realizada a adoção. Quando o adotado for adolescente, este deve ser acompanhado pelos pais adotivos.
Sabemos que a adoção, muitas vezes, é um assunto delicado e que pode despertar sentimentos de medo e insegurança, pois estamos lidando com algo novo e desconhecido. Este sentimento, que você sente, também, pode ser o mesmo dos seus pais adotivos, pois eles, assim como você, estão vivenciando uma situação nova. Conversar sobre este assunto, com seus pais adotivos, pode não ser fácil, porém pode ajudar a entender o que cada um pensa e sente a respeito.
Querer saber de onde viemos, conhecer as nossas origens, faz parte da nossa curiosidade. Algumas pessoas tem este desejo mais cedo, outras mais tarde. Quando entramos na adolescência, é muito comum querermos conhecer a nossa identidade. Se você acha que está muito difícil conseguir resolver esta situação, saiba que existem profissionais que estão familiarizados com este assunto e que poderão auxiliá-lo e, se necessário, aos seus pais a administrarem esta situação.
Andrea Kotzian Pereira
Mauro Marta Ferreira
Psicólogos do Setor de Adoção do CEAPIA
http://ceapia.blogspot.com.br/2013/08/adocao.html

Nenhum comentário: