quarta-feira, 14 de agosto de 2013

ESTADOS UNIDOS ENTREGAM À RÚSSIA LISTA COM MAIS DE 60 MIL CRIANÇAS ADOTADAS


13/08/2013
Pavel Astakhov destacou que há mais crianças russas com pais adotivos norte-americanos

O governo dos Estados Unidos entregou a Moscou uma lista de 61.625 crianças russas adotadas por cidadãos norte-americanos. Em entrevista publicada na segunda-feira, 12, pelo jornal estatal Rossiiskaya Gazeta, o ombudsman do Kremlin para os direitos das crianças, Pavel Astakhov, afirma que esta é a primeira vez que a Rússia recebe um documento do tipo “em toda a história de suas adoções internacionais".
O país proibiu as adoções para os Estados Unidos no ano passado. A explicação oficial foi que as autoridades norte-americanas não estavam dando à Rússia acesso adequado aos adotados para que se pudesse garantir o bem-estar deles. Ao mesmo tempo, um porta-voz do Kremlin disse que a proibição foi desencadeada pela legislação norte-americana que impõe sanções de vistos e restrições financeiras contra autoridades russas que Washington unilateralmente considera culpadas de violações dos direitos humanos.
Astakhov , um veemente defensor da lei russa, criticou a abrangência da lista recentemente entregue por Washington, dizendo que, na verdade, havia mais crianças russas vivendo nos Estados Unidos. A proibição da adoção, apelidada de lei Dima Yakovlev em referência a uma criança russa que teria morrido sob os cuidados dos pais adotivos norte-americanos, foi aprovada logo após a Lei Magnitsky dos Estados Unidos, cujo nome faz homenagem a um advogado russo morto em prisão preventiva depois de acusar membros do governo de evasão fiscal.
Das mais de 60 mil crianças russas adotadas por cidadãos norte-americanos desde o fim da União Soviética, pelo menos 20 morreram sob os cuidados de seus pais adotivos.
Foto do site: http://en.rian.ru/russia/20130812/182726811/US-Hands-Over-List-of-60000-Russian-Adoptees--Kremlin-Ombudsman.html
http://www.diariodarussia.com.br/internacional/noticias/2013/08/13/estados-unidos-entregam-a-russia-lista-com-mais-de-60-mil-criancas-adotadas/

Nenhum comentário: