segunda-feira, 23 de setembro de 2013

AÇÃO DESTACA DIA INTERNACIONAL DE COMBATE À VIOLÊNCIA SEXUAL E TRÁFICO DE MULHERES


23-09-2013
Porto Alegre

O Dia Internacional de Combate à Violência Sexual e Tráfico de Mulheres e Meninas, celebrado nesta segunda (23), teve uma ação de conscientização no Centro de Porto Alegre. A iniciativa foi da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas Desaparecidas, juntamente com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Nept/RS), do programa RS na Paz.
Conforme a coordenadora do Núcleo, Aléxia Meurer, o assunto ainda é pouco conhecido com profundidade por diversos setores da sociedade. "Muitos associam a questão do tráfico à exploração sexual. Mas há casos de pessoas traficadas para trabalho escravo no meio rural ou até como modelos. Também há ADOÇÃO ILEGAL", exemplifica Alexia.

O NÚCLEO
O Nept articula as políticas públicas no Estado para o combate ao tráfico de pessoas. São realizadas ações como mapeamento e capacitação da rede de atenção às vítimas. "Nossa função vai desde a mobilização dos municípios na prevenção, encaminhamento de denúncias, até a participação direta no enfrentamento ao crime", explica Aléxia.
Apesar do Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas ter sido aprovado em 2006, a discussão em nível governamental no RS começou em 2011, por meio da criação do Nept. Por isso, conforme Aléxia, há carência de dados numéricos a respeito deste crime. "Já começamos a montar um banco de dados", anuncia.
O Núcleo conta com um Grupo de Trabalho composto por órgãos e instituições do governo e não-governamentais. Para participar, o contato é o telefone (51) 3288-1936. Para denúncias, os telefones são o 100 ou o 180, com ligação gratuita para todo território nacional.
Foto: Divulgação
http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=7&n=49086

Nenhum comentário: