sexta-feira, 27 de setembro de 2013

SANTA CATARINA É REFERÊNCIA EM ADOÇÃO


27.09.2013

CHAPECÓ
“Santa Catarina é uma referência quando o assunto é adoção”. Assim definiu o ministro-chefe da secretaria geral da presidência do Brasil, Gilberto Carvalho, a respeito do quadro de adoções no estado. Ele esteve em Chapecó para participar da 10ª edição do Encontro Estadual dos Grupos de Estudo e Apoio à Adoção que iniciou na manhã desta quinta-feira (26).
Pai de filho adotivo, o ministro esteve no município com o objetivo principal de mobilizar a sociedade para o crescimento do processo adotivo no país. “Eu sou pai adotante e sei da felicidade que é fazer uma adoção. Precisamos debater além das questões legais que envolvem o ato e estimular a sociedade a realizar esse processo”, afirmou.

HOMENAGEM
Além de participar do encontro, Carvalho veio a Chapecó para homenagear e reconhecer Santa Catarina que, segundo ele, oferece bons resultados nos processos de adoção. O ministro aproveitou para destacar a qualidade dos abrigos que acolhem crianças órfãs. “O quadro de adoção em Santa Catarina é muito mais avançado do que no restante do país, seja pela preocupação do Tribunal de Justiça que se envolve efetivamente com essa questão, seja por aqueles que trabalham nos abrigos onde é possível ver um cuidado diferente”, concluiu.

DIFICULDADES
De acordo com o desembargador da Infância e Juventude, Sérgio Izidoro Heil, a morosidade nos processos de adoção no Brasil é o que impedem que mais crianças e adolescentes conquistem novas famílias. Segundo ele, o cenário de adoções no país não tem apresentado muitas mudanças nos últimos anos. “A realidade é a mesma de uns anos pra cá: ainda há uma dificuldade na adoção tardia, que envolve crianças acima de 3 anos”, declara.

CAPACITAÇÃO
Para o juiz-corregedor e conferencista do encontro, Alexandre Takaschima, o objetivo do evento é capacitar profissionais - assistentes sociais e psicólogos - e oferecer uma oportunidade de debate dos principais problemas encontrados em Santa Catarina a fim de encontrar soluções para os principais entraves associados ao processo de adoção. “Além da agilização, queremos uma qualidade nos encaminhamentos. Infelizmente, temos um grande índice de devolução, cerca de 50%, principalmente em adoções tardias que não estão dando certo”, explica Alexandre.

ENCONTRO ESTADUAL
O 10ª Encontro Estadual dos Grupos de Estudo e Apoio à Adoção segue até o final da tarde de hoje na Unoesc de Chapecó. A programação envolve oficinas e painéis voltados a assistentes sociais, psicólogos, oficiais da infância e do judiciário.
Evento reúne cerca de 300 pessoas e debate o cenário adotivo do país e de Santa Catarina. Foto: Andressa Oliveira/RedeComSC
http://www.redecomsc.com.br/2012/noticias/noticias/Santa_catarina_e_referencia_em_adocao__8944

Nenhum comentário: