sábado, 28 de setembro de 2013

GILBERTO CARVALHO PARTICIPA DE ENCONTRO DE APOIO À ADOÇÃO EM SANTA CATARINA


27 de Setembro de 2013

O ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, participou na quinta-feira (26/09), em Chapecó (SC), da solenidade de abertura do 10º Encontro Estadual dos Grupos de Estudo e Apoio à Adoção de Santa Catarina. O evento acontece no auditório da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e se encerra no sábado (27/09).
A Corregedoria-Geral de Justiça do Estado de Santa Catarina, por meio da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), e a Coordenadoria Estadual de Infância e Juventude (Ceij) são as responsáveis pela organização do encontro anual que reúne técnicos e oficiais das áreas de infância e juventude. Os assuntos debatidos tratam de temas como adoção de crianças maiores, superação da violência vivida na infância, as contradições e os desafios para a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, a convivência familiar e comunitária e o princípio da proteção integral na Política da Assistência Social, entre outros.
As Associações e os Grupos de Estudo e Apoio à Adoção têm direcionado o seu trabalho ao objetivo de propiciar apoio, promover discussões, elaborar estudos, permitir a troca de experiências entre pessoas que já adotaram e aquelas que pretendem fazê-lo.
O ministro Gilberto Carvalho, que tem duas filhas adotivas, manifestou seu apoio à iniciativa e destacou a importância da estratégia de envolvimento e integração dos profissionais que atuam na adoção. O estímulo à criação dessas associações ou grupos de estudos e apoio à adoção se deu pelo projeto da Corregedoria-Geral de Justiça que criou o Núcleo Catarinense de Estudos da Infância e Cidadania.
A atividade principal do núcleo é a organização de seminários e reuniões regionais, com o propósito de incentivar a implantação desses grupos. Um dos resultados desse trabalho - que contou com o empenho das assistentes sociais forenses e setores da sociedade civil - é a efetiva regulamentação de12 grupos de estudos e apoio à adoção, sendo que três deles já estavam em funcionamento e serviram de referência ao trabalho.
Após a manifestação do ministro, foi realizada a palestra de abertura do encontro, pelo juiz-corregedor Alexandre Takaschima.
http://www.secretariageral.gov.br/noticias/ultimas_noticias/2013/09/27-09-2013-gilberto-carvalho-participa-de-encontro-de-apoio-a-adocao-em-sc

Nenhum comentário: