segunda-feira, 23 de setembro de 2013

FAMÍLIA QUEBRA TABU DE ADOÇÃO TARDIA E ADOTAM MENINA DE 9 ANOS NA CAPITAL; VEJA


23 de setembro de 2013
MS Record
Cerca de 60 mil crianças na faixa etária entre 6 e 13 anos aguardam adoção

Quando se fala em adoção, a maioria dos casais quer adotar bebês recém-nascidos ou com pouco tempo de vida. As crianças maiores vão ficando nos abrigos à espera da Adoção Tardia. O MS Record, conta a história de um casal, que já tem uma filha biológica e adotou um menina com a mesma idade da filha e está muito feliz com a decisão.
No Lar Vovó Miloca, dois bebês de poucos meses de vida ainda não foram adotados por não estarem com os processos prontos, liberados pela Justiça. Mas eles, os bebês, são os primeiros a serem escolhidos por uma família que pretende adotar. Grande parte busca a adoção por não ter condições de gerar um filho.
Das 21 crianças abrigadas no Lar Vovó Miloca, quatro estão com idade entre sete e 13 anos. Faixa etária da chamada Adoção Tardia. Algumas esperam uma família há mais de dois anos.
Para se concretizar uma adoção é preciso que não haja mais nenhuma possibilidade da criança voltar à família biológica. Esses entraves judiciais, muitas vezes aumentam a fila para adoção. O que aumenta ainda mais o tempo de espera das crianças com mais de seis anos. Situação que entristece a presidente do abrigo.
“É um grande problema, porque gostaríamos que todas as crianças tivessem a mesma oportunidade, pois eles sentem falta de uma família, e os maiores muito mais, porque já compreendem sabem a situação, então gostaríamos muito que as pessoas abrissem o coração a mente e vissem que não tem problema que a criança seja maior é um medo infundado”, diz Josefa Rosa, presidente Do Lar Vovó Miloca.
O tabu da adoção tardia foi quebrado por Sheila e Rodrigo. Com uma filha biológica de nove anos, decidiram adotar mais uma menina da mesma idade. Além dos passos burocráticos, caminharam por um curso de preparação em que o principal é entender o sentido de adotar uma criança.
“Eles estão procurando pais que sejam compatíveis às crianças que eles tem, então são crianças que eles gostam muito, que o governo e a Justiça protegem e eles precisam de pais compatíveis, então essa foi a dificuldade”, diz a veterinária, Sheila Postinguel.
Rodrigo e Sheila desde o início do relacionamento pensavam em adotar uma criança. Há seis meses chegou a hora de receber sara.
“A Sheila me convenceu na verdade, ela tem a vontade desde criança e depois que ela falou começamos a amadurecer a ideia e agora eu gostei”, diz, Rodrigo Postinguel.
A filha biológica Isabela, teve importante participação na decisão dos pais foi ela quem lembrou da vontade de Rodrigo e Sheila em adotar uma criança.
“Eu lembrei eles e falei que eu queria uma irmã para brincar, foi legal quando ela chegou, foi meio esquisito, mas fui me acostumando, conversamos bastante, quase o dia inteiro”, diz Isabela Akemy Sato Postinguel, de 9 anos.
“Elas se parecem muito, no jeito que elas falam, que elas andam, no jeito que elas desenvolvem as conversas, até as palavras estão ficando parecidas”, diz a veterinária.
Neste ano, por meio do núcleo de adoção do fórum de Campo Grande, 19 crianças acima de seis anos foram adotadas. Uma delas é a Sara. Ela foi afastada da família biológica por decisão judicial e até todo o processo correr e serem descartadas todas as possibilidades de retorno para os pais, ela ficou cerca de dois anos em um abrigo.
Agora pertence a esta família, de corpo, coração e alma.
“No primeiro dia achei meio estranho, porque eu nunca tinha vindo aqui, aí nós fomos brincando e eu fui me sentindo em casa, eu sempre orava para Deus para ele dar uma família para mim, e eu já tinha certeza que eu ia para uma família”, diz Sara Maiumy Sato Postinguel, de 9 anos.
O levantamento do cadastro nacional de adoção mostra que cerca de 60 mil crianças na faixa etária entre 6 e 13 anos aguardam por um lar em todo o país. Dessas, apenas 10% estão disponíveis.
Números apresentados no começo do ano mostram que das quase 30 mil famílias cadastradas, apenas três mostram interesse em adotar criança acima dos seis anos. Há mais de 5 mil 400 crianças em todo o pais para adoção, destas 90% estão na adoção tardia mais de 4 mil 800. (Com colaboração Jacklin Andreucce, TV MS Record)
Foto: Reprodução TV MS Record - Sara que esperava ser adotada, agora pertence a esta família, de corpo, coração e alma



http://www.msrecord.com.br/noticia/ver/102012/familia-quebra-tabu-de-adocao-tardia-e-adotam-menina-de-9-anos-na-capital-veja

Nenhum comentário: