quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Justiça ordena que pai biológico de índia a entregue para adoção nos EUA

08/08/2013 08h58 - Atualizado em 08/08/2013 08h58


Casal criou menina desde nascimento, mas teve que entregá-la a pai.
Decisão agora determinou que criança seja devolvida a pais adotivos.

Do G1, em São Paulo
Comente agora
Veronica em foto de outubro de 2011 (Foto: Foto cedida por Melanie Capobianco/AP)Veronica em foto de outubro de 2011 (Foto: Foto
cedida por Melanie Capobianco/AP)
A Justiça dos Estados Unidos determinou que uma pequena índia Cherokee seja entregue por seu pai biológico a um casal de pais adotivos que havia criado a menina desde pequena. A criança foi tirada do casal por uma decisão judicial em 2011. Eles apelaram, e conquistaram novamente o direito de criar a menina Veronica, que agora tem 3 anos.
Matt e Melanie Capobianco criaram a menina como filha desde seu nascimento. Em 2011, entretanto, uma corte da Carolina do Sul determinou que a menina fosse entregue a seu pai biológico, Dusten Brown, um índio Cherokee, com base no Ato de Bem Estar das Crianças Índias – uma lei de 1978 que pretende manter os filhos de índios com seus pais e evitar que eles sejam adotados por casais de outras etnias.
“Foi o pior dia de nossas vidas, mas tínhamos que cumprir a lei. Para termos uma chance de tê-la de volta, tivemos que entregá-la”, disse Melanie.
O casal apelou na suprema Corte, que determinou que o estado da Carolina do Sul tinha competência para decidir com quem a menina ficaria. A corte mais alta do estado acabou cancelando a decisão anterior e ordenando que o juiz da Vara de Família Daniel Martin finalizasse a adoção da menina pelos Capobiancos – o que aconteceu na semana passada.
O juiz também aprovou um plano de transição da menina, para que ela voltasse gradualmente a viver com os pais adotivos. Dusten Brown, o pai biológico, não compareceu à audiência realizada no dia 4 de agosto – o que fez com que o juiz determinasse que a menina seja entregue imediatamente aos pais adotivos.
Também foi determinado que a menina seja localizada e transferida imediatamente.
Veronica viveu nos últimos meses com a nova mulher de seu pai biológico em Oklahoma, enquanto ele trabalha na Guarda Nacional do estado.
O pai da menina chegou entrar com um recurso para interromper o processo de adoção, o que foi negado. Ele agora tenta conseguir a guarda da menina por meio do sistema legal de Oklahoma.
A mãe biológica da menina, Chrissy Maldonado, é a favor da adoção. Ela não é índia. Chrissy chegou a entrar com uma ação contra o Ato de Bem Estar das Crianças Índias.

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/08/justica-ordena-que-pai-biologico-de-india-entregue-para-adocao-nos-eua.html 

Nenhum comentário: