quinta-feira, 6 de junho de 2013

VARA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE GARANHUNS PROMOVE CURSO PARA PRETENDENTES À ADOÇÃO

6/6/2013

A Vara Regional da Infância e Juventude da Comarca de Garanhuns promoveu um curso de preparação psicossocial e jurídica para pretendentes à adoção. No total, 22 pessoas participaram do evento. O curso aconteceu no Fórum Ministro Eraldo Gueiros Leite, na sala de treinamento da Escola Superior de Magistratura (Esmape), das 8h às 16h, na semana passada.
O evento tem o objetivo de preparar os futuros pais, nos aspectos psicológicos e jurídicos, para o acolhimento do adotando. Essa ação é obrigatória para todos os pretendentes conforme a Lei Nacional de Adoção 12.010/2009.
O curso foi coordenado e realizado pelos juízes Andrian Galindo e Rafael Cardozo, responsáveis pela comarca. Os magistrados destacaram a necessidade do evento para informa os pretendentes sobre a importância a adoção. ?É importante conscientizá-los dos aspectos jurídicos e emocionais que envolvem o gesto de adotar para que eles tenham a certeza da decisão que estão tomando?, declarou Rafael Cardozo.
Segundo o juiz Andrian Galindo, esse tipo de iniciativa é necessária, pois é preciso deixar claros para os pretendentes que, na adoção, a prioridade é sempre o bem estar dos adotados. ?É necessários que os adotantes tenham a consciência de que adoção prioriza a criança ou o adolescente. Os interesses deles. É preciso levar em consideração todas as consequências que a adoção vai trazer para a família, para que eles não sofram uma segunda rejeição. Durante o curso nós também explicamos aos pretendentes como é o procedimento de adoção através do Cadastro Nacional da Adoção?, afirmou.
A iniciativa contou com a participação de pessoas dos municípios de Garanhuns, Lagoa do Ouro, Bom Conselho, Pedra e Arcoverde. Durante o evento, foram debatidos assuntos ligados a adoções do tipo tardia, inter-racial, de portadores de necessidades especiais e grupos de irmãos. A ação também contribui para a redução de preconceitos estereótipos e barreiras psicológicas à adoção. O curso ainda teve a apoio de um assistente social, um psicólogo e de uma pedagoga.
Vanessa Oliveira | Ascom TJPE
Fonte: Da redação – Justiça em Foco, com Ascom
http://www.justicaemfoco.com.br/?pg=desc-noticias&id=73465&nome=6%2F6%2F2013+18%3A10%3A00+-+Vara+da+Inf%E2ncia+e+Juventude+Garanhuns+promove+curso+para+pretendentes+%E0+ado%E7%E3o

Nenhum comentário: